Você já parou pra pensar sobre a importância da cobertura para fenômenos da natureza nos seguros auto?
Em épocas de fortes chuvas, se torna comum encontrarmos pontos de alagamentos, queda de árvores e acidentes em pontos de toda a cidade, e nisso, o seu automóvel pode ser levado pela correnteza e os prejuízos podem afetar drasticamente o seu bolso caso você não conte com uma cobertura para tal acontecimento.
O que é considerado como Fenômeno da Natureza?
Tempestades, alagamentos, fortes chuvas, vendaval, chuva de granizo, terremotos, queda de árvores, raios, entre outros acontecimentos que são ocasionados pela própria natureza.
A Cobertura para Desastres Naturais
Geralmente, as coberturas mais básicas oferecidas pelas seguradoras, dão cobertura apenas para queda de raios, já que eventualmente podem causar incêndios e danificar o automóvel.
Assim sendo, recomendamos sempre conferir tudo que está em sua apólice, refletindo sobre os maiores riscos que pode estar exposto de acordo com o seu dia a dia e uso do veículo, tirando todas as suas dúvidas diretamente com um corretor de seguros.
Avaliação e Perícia
Após o veículo ter sido lesado por um fenômeno da natureza, ao entrar em contato com a seguradora, irá acontecer uma avaliação para saber se o condutor agiu com imprudência, ou se realmente foi afetado por um acidente.
Caso seja a primeira opção, a seguradora pode se negar a pagar os prejuízos causados, afinal, se havia um alerta de forte chuva e mesmo assim o condutor deixou o veículo estacionado em um ponto de alagamento, ele estaria ciente dos riscos que estaria correndo, sendo isso, o que chamamos de agravamento de risco.
Situações em que os Danos Não São Cobertos
Imagine que um alagamento se formou na rua de sua casa, mas mesmo com a água na altura da sua garagem, você resolve sair com o veículo. Se durante o trajeto o automóvel parar ou sofrer alguma avaria, na avaliação feita pela seguradora irão constatar agravamento de risco e não irão cobrir os danos.
Caso você vá a praia e deixe seu carro estacionado em uma vaga na avenida beira-mar, e a maré suba e invada a via, também não terá cobertura para os danos causados, já que é considerado um ponto passível de ser alagado, o mesmo valendo para pontos de enchentes (muitos já até possuem placas e sinalizações sobre esses fenômenos da natureza).
Dicas para Evitar Danos Causados por Alagamentos
- Se a água estiver acima da metade da roda não tente ultrapassar o alagamento, já que a chance de o veículo parar no meio da enchente é muito grande (em especial, carros 1.0);
- Desligue o ar condicionado: a maioria das pessoas fecha as janelas do carro para não se molharem e ligam o ar condicionado, mas se você fizer isso, o seu carro perde a força e aumenta a chance da água entrar nos cilindros, impedindo o curso normal dos pistões;
Tenha a certeza que seu veículo está bem protegido e que você não passará por apuros diante de imprevistos.
Faça uma cotação com nossos consultores e tenha coberturas personalizadas de acordo com suas necessidades.
Nos acompanhe nas redes sociais e receba dicas sobre as mais variadas linhas de seguros.