Antes de começarmos a tratar a fundo sobre o assunto, que tal entender melhor sobre o que são doenças ou lesões preexistentes (DLP)?
A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) define que DLP são aquelas doenças ou lesões que o beneficiário sabe da existência e que é portador, no momento em que está fazendo cotações de planos de saúde.
Ou seja, doenças preexistentes são aquelas que o beneficiário adquiriu antes da contratação do plano e que podem se tornar crônicas, podendo causar outros problemas de saúde à longo prazo.
Como elas se relacionam com os planos de saúde?
As regras variam de acordo com o que cada seguradora define. Algumas oferecem um prazo maior de carência para os exames e/ou procedimentos ligados à DLP, outras não aceitam o beneficiário, enquanto outras, aceitam o beneficiário sem burocracia e ainda podem oferecer redução de carência.
Quais são as doenças ou lesões preexistentes mais comuns?
Anemia
É uma doença que leva à redução dos níveis de oxigênio transportados pelo sangue no organismo. Ela pode ser causada por deficiência de ferro ou por genética familiar, tendo como principais sintomas:
- Fadiga, cansaço excessivo;
- Falta de ar e de apetite;
- Tontura, dor de cabeça;
- Apatia e palidez;
- Distúrbios no sono e pressão baixa.
Câncer
É uma doença que é causada pelo crescimento desordenado das células, causando tumores em algumas partes do corpo. Existem mais de 100 tipos da doença, sendo os mais comuns:
- Câncer de próstata;
- Câncer de mama e de colo de útero;
- Câncer no pulmão;
- Câncer no estômago e leucemia.
Doenças cardiológicas e Hipertensão
A hipertensão, conhecida popularmente como “pressão alta”, é uma das principais doenças cardiológicas atualmente. Algumas outras doenças que se enquadram nessa categoria, são:
- Arritmia;
- Sopro no coração;
- Insuficiência cardíaca;
- Infarto, entre outras.
Hérnia
A hérnia é causada quando algum órgão interno se movimenta, e acaba ficando saliente na pele. É normalmente encontrada no umbigo, abdômen, coxa, virilha ou até mesmo na coluna.
Alguns dos tipos de hérnia mais encontradas, são:
- Hérnia inguinal;
- Hérnia de disco;
- Hérnia umbilical e epigástrica;
- Hérnia muscular;
Como as doenças ou lesões preexistentes se relacionam com a prioridade na vacinação?
Nas campanhas de vacinação, normalmente pessoas com comorbidades têm prioridade para receberem as doses da vacina. Não é necessário apresentar nenhum laudo médico, mas deve-se apresentar algum documento que prove que você está incluído no grupo prioritário.
No caso da prioridade de vacinação contra a Covid-19, pandemia que estamos vivendo no atual momento, algumas das doenças ou lesões preexistentes que oferecem prioridade de vacinação são:
- Diabetes e anemia;
- Asma grave e outras doenças pulmonares graves;
- Hipertensão arterial e insuficiência cardíaca;
- Doença renal crônica e obesidade;
- AVC e transplantados;
Ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta nos comentários!
Nos acompanhe nas redes sociais e receba dicas e notícias sobre as várias linhas seguradoras.